17.4.06

Happy Easter

Happy Easter everybody. I'm happy to announce that the Bahia Boys are officially back...and one of them is now 21. Our recent lives have been filled with a lot of mischief and mayhem, but always kept in balance with a healthy dose of alegria (and plenty of cachaça). If we keep on our current trajectory of development...I don't think Cambridge will be ready for our return.

But even more importantly, your friend O Chefao has taken that crucial next step. He is now an academic baller on two continents and in two languages. I'll be back soon to provide all our dedicated fans the gossip they deserve and desire...but for the moment (and for the foreign language capable), here's a little snippet from my first attempt to drop knowledge in Portuguese. Enjoy (and please overlook grammatical errors.) and be on the lookout for great pictures coming soon to a facebook profile you know and love.

O exemplo mais explicito da solidariedade entre africanos no século XIX era O Levante dos Malês, uma rebelião escravo que aconteceu no ano 1835 em Salvador da Bahia. Os rebeldes eram um grupo de escravos e libertos que incluía jejes, haussás, e nagôs, e, segundo Reis, juntavam sobre "uma identidade pan-africana embrionária." (Reis, 109) Ele afirma que "a entidade africana na Bahia foi, então, fundamentalmente construída e constantemente acionada como ideologia popular radical de disputa política." (Reis, 109) A participação dos africanos libertos durante a rebelião demonstra um vinculo importante entre eles e os escravos africanos. Este vinculo demonstra a importância de etnicidade e solidariedade cultural na historia dos afro-descendentes no Brasil. As diferenças culturais e sociais entre os escravos africanos e crioulos eram suficientes para eliminar a possibilidade de colaboração entre eles apesar deles sofreiam embaixo do mesmo sistema de repressão racista. Estes dois grupos nunca resistiam à escravidão em uma maneira unificada. Eles foram manipulados socialmente e isolados pelos senhores brancos com sucesso. Os senhores entendiam o poder da solidariedade cultural e organização coletiva e dividiu os crioulos e africanos, criando hostilidade entre eles. Mas no caso da rebelião de 1835, eles no conseguiam destruir a unidade que existia entre todos os africanos, os libertos e os escravos, e entre todas as nações e grupos de etnicidade diferente que existia dentro deste grupo. Por isso, o levante dos Males era um das rebeliões mas perigosos e bem-conhecidos na historia do Brasil. As ações da comunidade branca, depois da revolta, foram influenciadas por a realidade, e a ameaça, desta unidade negra.

1 Comments:

At 2:15 PM, Anonymous Anonymous said...

Easter has been over for a while darlin....

 

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